Dizem que o futebol é uma linguagem mundial. Muitas pessoas se comunicam por esse esporte. Fazem amigos e inimigos, sofrem e têm medo, são idolatrados e vaiados, comercializam. É um mundo meio que paralelo já que quase tudo é possível de se fazer quando se trata de futebol. Pode até ser, mas por que há tanto preconceito quanto a times e paíse?
Hoje estava assistindo ao Mundial que junta os campeões de cada grande competição continental: UEFA Champions League, AFC Champions League (campeão da Ásia), CAF Champions League (campeão da África), OFC Champions League (campeão da Oceania) e a CONCACAF Champions League (campeão entre América do Norte, América Central e Caribe) e da Copa Libertadores. Passava Internacional x Mazembe. Ninguém conhecia o time africano e os africanos não conheciam o time colorado. Até aí acho normal porque só depende do interesse dos integrantes da comissão e jogadores. Se bem que conhecer o adversário também ajuda um pouco.
Mas seria arrogância por parte dos africanos ignorar um time que já venceu o Mundial contra o então mais famoso time do mundo, o Barcelona, em 2006? Ou apenas falta de comunicação como o nosso, brasileiros, quanto a times de, usando linguagem puramente jornalístico esportivo, "pouca expressão" do mundo?
Sempre gostei bastante dos canais ESPN pela imparcialidade e qualidade de seus comentaristas e jornalistas. Mas a gafe de hoje foi do comentarista do canal que disse, quando o Inter perdia já por 2x0, talvez não com essas palavras: "Com esse resultado, o Inter que foi campeão da Libertadores talvez nem devesse ter sido campeão do campeonato sulamericano". Bem, interpretem como quiserem, mas a minha foi de total preconceito para com o Mazembe.
E se o Mazembe for, na África, um time tão forte quanto o Inter é aqui no Brasil? Ou tão forte quanto a Internazionale é na Europa? E se os africanos derrotarem os italianos (supondo que passem dos coreanos), quais serão as notícias dos jornais esportivos? Ou até se a final for Mazembe x Seongnam?
Independente dos times que forem à final, espero que seja um bom jogo com a mesma empolgação dos jornais e boleiros de plantão como se fosse Inter x Inter. E que o time colorado não desanime por disputar o terceiro lugar.
Que tipo de preconceito? '-'
ResponderExcluirPorque, se for racial, os gremistas chamam os colorados de 'macacos' justamente porque na primeira formação do Inter, eram todos negros. Não faria muito sentido. Seria escroto E hipócrita. D: